11/24/2009

Póvoa da lomba
















O Cruzeiro

Embora não se saiba a data exacta da sua construção, é de tipologia semelhante aos do século XVI e XVII, de estilo Renascentista. É um cruzeiro quadrangular assente sobre uma plataforma escalonada em três degraus, sobre os quais assentam quatro colunas de fuste liso. As colunas suportam um entablamento caracterizado por uma arquitrave sobreposta ao ábaco das colunas, com fuste liso que termina com uma cornija rematada nos quatro lados por pequenos pináculos piramidais. Sobre as colunas ergue-se uma cúpula redonda, rematada ao centro por um elemento decorativo que serve de suporte a uma cruz de ferro. O interior desta construção resguarda uma coluna com a imagem de Cristo Crucificado.


Escola eb 1 da Póvoa da Lomba

A minha escola é muito bonita.
Tem duas salas, um hall de entrada, duas casas de banho, e um bonito jardim. Numa das salas têm aulas os alunos do primeiro e quarto ano e na outra os alunos do segundo e terceiro ano. Para além das aulas normais de estudo, temos aulas de ginástica, ténis, inglês e informática. Temos ainda a visita quinzenalmente da biblioteca itinerante. No jardim há muitas flores e também árvores. Tem um campo de futebol e também cestos de basquetebol.
Eu gosto de ir para a escola porque é lá que passo a maior parte do meu tempo.


Capela

Segundo testemunhos de pessoas idosas, os seus antepassados diziam que anteriormente a Capela resumia-se aquilo que é hoje a Capela-Mór. Havia tradição de circulação dos carros de bois à volta desta, em preces a N.ª Sr.ª das Neves. Este modesto templo, que terá sofrido obras de ampliação no final do século XIX e, aludindo aos cronogramas no portal e na porta lateral, estas terão sido realizadas em 1880. Até por volta da metade do Século XX, também à volta da actual Capela se continuava a poder "pagar" as promessas em volta desta.Terá sido uma pessoa de nome Anna, desta localidade que ofertou o terreno para a Capela - não pude aferir a sua amplitude deste, assim se este será referente: à Capela primitiva, ou à da sua ampliação. Terá sido este acto que viria a alcunhar Anna, que passou deste então a ser conhecida como Anna da Capela. Entretanto o terreno em redor viria a ser ocupado (apropriado ou não) A capela-mor ... tem dois nichos frontais em arco perfeito de volta inteira, a exemplo de todos os outros no interior desta. O nicho da esquerda alberga a imagem de S. Domingos.


Trabalho realizado por:
Vânia Mendes Oliveira;
7ºD;nº18

Sem comentários:

Enviar um comentário