
Liliana silva nº13 7ºD
Significado do brasão

Brasão: escudo de azul, cacho de uvas de ouro, folhado e gavinhado de prata, entre quatro flores-de-lis de ouro, dispostos 2, 2 nos flancos; em campanha, pandeireta de prata, guarnecida de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Liste branco, com a legenda a negro: «SEPINS». Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Sepins - Cantanhede».
Algumas identidades
População: 1200 habitantesActividade económica: Agricultura e pecuária, pequena indústria e pequeno comércio.Gastronomia: Leitão assado à Bairrada.Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Capela de S. Jorge, Casa dos Távoras e Cruzeiro.Festas e romarias: S. João (24 de Junho), S. Sebastião (1º. Domingo após 20 de Janeiro), S. Jorge - Escapães (1º. Domingo após 23 de Abril) e N. Sra. da Conceição – Espinheiro (8 de Dezembro)Padroeiro: S. João Baptista (Fonte: http://www.cm-cantanhede.pt/ )
Alojamentos : 500Distribuição da população: dos 0 aos 14 anos = 223dos 15 aos 24 anos = 229dos 25 aos 64 anos = 605com mais de 65 anos = 219 Taxa de analfabetismo : 13,6% Ensino: Primário = 627Preparatório = 266Secundário = 117Outros = 22 Presidente da Junta de freguesia: Luís ArrombaTelefone:231289316 (JF)Código Postal: 3060-557
Igreja de s. João baptista


Dedicado a S. João Baptista. É um templo de muito boas dimensões cujas origens remontam ao tempo do repovoamento do vale do Mondego, durante o séc. XI. Da Idade Média, contemporâneo do Condado Portucalense ou dos primeiros anos da Independência, no entanto da primitiva construção ficou apenas um gracioso tímpano de um portal, de estilo românico-condal, uma das mais importantes peças da estatuária nacional. Tem um pouco mais que um metro de largura e nele se vê Cristo em Majestade, sentado num cadeirão românico sob um arco, ladeado pelos símbolos tradicionais de dois Evangelistas (a águia de S. João e o anjo de S. Mateus. Segundo a tradição, conservada através das palavras de uma lápide, estaria primitivamente datado de 1118.O edifício actual resulta de ema reforma dos fins do século passado. Para além de duas pias de água benta manuelinas, assentes em mísulas renascentistas. Da imaginária conservam-se diversas esculturas de categoria, de estilo gótico, a mais bela das quais é uma Senhora com o Menino, em pedra, datável da centúria de Quatrocentos, figurando Santo António, com peixes na base.
CASA DOS TAVORAS

Edifício de certo porte e imponência, a um gosto que se adivinhará já oitocentista – sobretudo pela existência de uma ampla mansarda, a sobrelevar-se no tramo central da ampla estrutura residencial – a Casa dos Távoras apresenta uma planta rectangular mais ou menos simples, envolvendo no entanto diversos corpos adoçados de diferenciada volumetria. Ostentando dói pisos no corpo principal, integra um pequeno anexo térreo, à ilharga, cuja possante chaminé trairá as funções de cozinha. No alçado principal destaca-se a existência de terceiro nível, constituído pela já atrás referida mansarda, uma superfície da qual se insere alias a bela pedra de armas, em calcário ançanense, com a heráldica familiar dos antigos.
Gastronomia
Leitão Assado

Amarelo e apaladado por séculos de tradição, o leitão
da Bairrada, é a maior riqueza gastronómica da região.
Com o peso em vivo a oscilar entre os seis e os oito
quilos, um mês, mês e meio de idade, o leitão sai do leite
materno para se transformar numa iguaria ímpar famosa
em todo o país. Temperado à boa maneira da tradição
com uma pasta de sal e pimenta, enfiado no espeto
durante duas horas em forno a lenha pelas mãos de
especialistas nas voltas e mais voltas da sua confecção,
amarelo como ouro na sua pintura a calor lento, o leitão
é verdadeiramente um manjar divino. Ao contrário do
leitão de Negrais, assado aberto, o leitão da Bairrada é
enfiado no espeto.
Chanfana
A Chanfana é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilas de barro preto de Sepins.

Ingredientes:
carne de cabra
vinho tinto
banha de porco
colorau
louro
cabeças de alho
salsa
sal e piripiri.
Confecção:
coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto e tempera-se com os ingredientes.
No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha, cerca de duas a três horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem.
Negalhos

Ingredientes: Para 4 a 5 pessoas
2 buchos de carneiro
250 g de toucinho
1 cebola
2 folhas de loureiro
2 cravinhos
2 colheres de sopa de azeite
5 dl de vinho tinto
5 dl de água
2 dentes de alho
1 ramo de hortelã
sal
pimenta
Confecção:
Limpam-se e arranjam-se os buchos ( Prepara-se o bucho como a dobrada, isto é, lava-se impecavelmente, raspa-se e escalda-se).
Em seguida, cortam-se em quadrados, no centro dos quais se coloca um bocadinho de toucinho e uma folha de hortelã.
Envolvem-se formando umas trouxinhas, que se atam com uma linha grossa.
Colocam-se os Negalhos num caçoila (tacho de barro) com a cebola picada, as folhas de louro partidas, os cravinhos, o azeite, o vinho tinto, a água, os dentes de alho, sal e pimenta.
Tapa-se e leva-se ao forno durante 3 horas.
Alguns serviços á disposição da população

§ ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO DE SEPINS
§ Morada :
§ rua da cavada, 1
§ Cód. Postal :
§ 3060-539
§ E-Mail :
§ info@eb1-sepins.rcts.pt
§ Site :
§
http://www.eb1-sepins.rcts.pt/§ Telefone :
§ 231 281 876
§
§ A nossa escola é espaçosa e muito gira, porque está toda enfeitada com desenhos nas paredes e nos vidros. Tem um grande recreio com um campo de jogos, somos 40 alunos e fazemos grande uso dele!A verdade é que temos uma paisagem como poucos. A nossa escola fica num lugar central num ambiente essencialmente rural. No entanto estamos muito perto, quer da cidade de Cantanhede quer da de Mealhada. Na sala de aula temos ainda vários computadores que utilizamos para as aulas de informática com o professor.

§ JARDIM DE INFÂNCIA DE SEPINS
§ Morada :
§ Sepins
§ Cód. Postal :
§ 3060-553
§ Telefone :
§ 231 281811
§ O Jardim de Infância de Sepins fica situado na sede de freguesia e dista 13 km de Cantanhede. O Jardim de Infância de Sepins está num edifício feito de raiz, onde funcionam duas salas de Jardim de Infância. Agregado a este edifício funciona o refeitório e os prolongamentos.A actividade é assegurada por duas Educadoras e por uma Auxiliar de Acção Educativa.A componente de apoio à família é assegurada por três funcionárias cuja tutela é da Junta de Freguesia de Sepins.
§ EquipamentoEdifício com duas salas de actividades lectivas, um escritório, uma dispensa, duas casas de banho, quatro sanitários, um corredor amplo com acesso a diferentes divisões. No expaço exterior tem um amplo espaço verde com bastantes plantas, um alpendre que permite às crianças fazerem jogos. Possui ainda uma área com areia onde se encontram baloiços, cadeiras e escorrega.
§ ProjectosO Projecto Educativo "De pequenino se torce o menino" é proposto para três anos e tem como objectivos educar para os valores, aprender a gerir conflitos através do diálogo, promover aprendizagens, intervir na comunidade educativa, construir um projecto de vida, promover o desenvolvimento pessoal, social e o bem-estar dos alunos, conhecer e praticar as vivências de cidadania, viabilizar a dinamização de actividades promotoras do desenvolvimento pessoal e social da criança.
§
§ GRUPO DE PESCADORES DE SEPINS
§ A paixão pela pesca levou a que um grupo de amigos se juntasse e assim foi criado o Grupo de Pescadores de Sepins. "Todos os representantes do Grupo de Pescadores estavam relacionados com o Grupo Desportivo de Sepins", conta António Dias, membro do Grupo de Pescadores de Sepins. Ir à pesca, já o fazem há muitos anos. Quando souberam que a previsão é de que "daqui a um ano ou dois para se ser pescador tem de se estar ligado a uma colectividade" caso contrário "não são passadas as licenças de pesca", mais motivados ficaram para criar o Grupo.
§ No dia 7/07/2007, fizeram a escritura da colectividade, após várias reuniões e da formação de um grupo de sócios. O maior obstáculo "foi arranjar fundos". Neste momento o Grupo de Pescadores de Sepins é formado por 18 sócios, "todos directores e todos praticantes". A participar no Campeonato Regional de Pesca Desportiva de Mar estão 12 atletas federados. "Temos um atleta quase a subir ao Nacional que neste momento se encontra em sétimo lugar", diz António Dias.Reúnem-se todas as quintas-feiras, e treinam aos fins-de-semana. Sem local fixo para ter a sua sede, andam "com a casa às costas". As reuniões decorrem no pavilhão da Junta de Freguesia de Sepins para onde "levamos o material todo e trazemos tudo de volta". Já expuseram a situação ao presidente da Junta de Freguesia, aguardam então por uma resposta.
§ Cativar jovens
§ A estreia como Grupo Desportivo de Sepins aconteceu em Outubro do ano passado, no concurso do Grupo Maravilhas da Tocha, no qual obtiveram o oitavo lugar na classificação num total de 19 equipas. Já participaram em vários concursos obtendo resultados que "para o primeiro ano são muito bons", refere António Dias. "Promover a nossa actividade junto de outras pessoas" é o principal objectivo da colectividade, explica António Dias acrescentando que "neste momento, os nossos objectivo estão alcançados". A aposta para o próximo ano é arranjar mais fundos, para incentivar os jovens, bem como chegar aos 15/20 atletas federados. O atleta mais velho do Grupo de Pescadores de Sepins tem perto de 50 anos, enquanto o elemento mais novo tem 18 anos.
Contam com o apoio da Junta de Freguesia de Sepins, e da Câmara Municipal de Cantanhede, "para o ano queremos ter mais", perspectiva. O grande objectivo é terem uma tasquinha na Expofacic. Outra lacuna que esperam ver resolvida é a falta de uma carrinha para as deslocações.O primeiro evento de Pesca Desportiva de Mar a ser organizado pelo Grupo de Pescadores de Sepins vai realizar-se no próximo dia 25 de Maio, na Praia da Tocha. Por volta das 7 horas, os participantes vão reunir-se no parque de estacionamento junto à praia da Tocha, para às 9 horas a prova ser iniciada. O fim está apontado para as 13 horas, para depois se realizar a pesagem e ser servido o almoço com o típico leitão da Bairrada. Os pescadores interessados podem participar de forma individual ou em equipa.O objectivo da organização é que todo o último domingo de Maio, de todos os anos, seja realizado este
Bibliografia
http://www.freguesiadesepins.eu/Algumas fotos:





Conclusão
Gostei muito de fazer este trabalho porque fiquei a conhecer mais sobre a minha terra.